Preparando para Viajar de Moto


Essas dicas são para podermos usufruir o máximo possível do que um passeio de moto pode nos proporcionar. Mais do que evitar chateações com quebras e enchessões de saco dos policiais, temos que preservar o melhor dos passeios para nós!

A Moto
Por mais que sua moto sempre esteja redondinha, é bom verificar alguns itens antes de sair para a rodovia. O próprio motociclista pode e deve revisar alguns itens da motocicleta para se prevenir de eventuais problemas, como:
- Verificar a folga e a lubrificação da corrente de transmissão
- Condição dos pneus, calibragem e das rodas
- Troca e nível do óleo do motor
- Se possível vacine ou leve vacina de pneus
- Luzes e bateria

O Motociclista
É necessário também que o motociclista cuide de si, fazendo paradas a cada 90 minutos para alongar. Isso ajuda a evitar os efeitos da fadiga e da ação do vento. Piloto e garupa devem estar atentos às roupas e aos acessórios que serão utilizados ao longo da viagem:
- Capacete: deve ser ajustado de forma a não ficar apertado nem folgado, a viseira precisa estar sempre limpa e sem riscos. Se possível, utiliza produtos que evitam o acúmulo da água na viseira;  
- Roupas: Calças e jaquetas devem ser em tecidos mais grossos como couro ou material similar. Luvas são indispensáveis não somente pelo fato de eventuais pedradas ou trombadas de insetos, como também para evitar queimaduras de sol.
- Sapatos ou Botas: Devem ser confortáveis, possuir uma boa ventilação e serem impermeáveis. De preferência com aberturas laterais fáceis como velcro, para facilitar num momento inoportuno como num acidente ou torção.

A Bagagem
Deve-se evitar o excesso e peso da bagagem para não comprometer a segurança. É recomendado embalar todo conteúdo em sacos plásticos, assim como documentos e dinheiro, para evitar que molhem em caso de chuva.
O Roteiro 
Antes de partir para o destino, é bom ter anotado os endereços corretos e caso não tenha GPS, seria interessante levar um mapa impresso do seu destino. É crucial conferir se existem postos de combustível e restaurantes no trajeto. Ao parar para abastecer em longas distâncias, a recomendação é checar o nível do óleo e a calibragem dos pneus. 

Seguindo todos os procedimentos, os aventureiros terão garantido um ótimo desfruto da viagem, além da chegada tranqüila a seu destino. Depois é só curtir as comemorações!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela participação!