Olá raros irmãos,
No post acima passamos a nossa
formação a ser padronizada, e assim como as regras, não existe um sinal padrão
seguidos por todos os motociclistas, por isso, estudamos todos e escolhemos os
que mais se repetem e condizem mais com nossa tocada. Quem na verdade fará a
maioria dos gestos é o capitão, mas todos deveram repeti-los. Não criamos
muitos, pra não virar bagunça de gestos na pista, mas os poucos que criamos
ficaram fáceis de serem utilizados. São eles:
O primeiro tipo e
mais utilizado é gesto em que pede ATENÇÃO!
Só pedimos o cuidado para não pedir atenção d+ para coisas d-, e assim o gesto perder a credibilidade que lhe é devida:
Só pedimos o cuidado para não pedir atenção d+ para coisas d-, e assim o gesto perder a credibilidade que lhe é devida:
Pedindo ATENÇÃO! |
O segundo tipo é o
gesto para sinalizar buracos, obstáculos ou outras coisas na pista.
Como neste caso você provavelmente estará em pilotagem defensiva, para desviar de um obstáculo, não recomendamos que retire as mãos do guidom, sinalizando então com as pernas:
Como neste caso você provavelmente estará em pilotagem defensiva, para desviar de um obstáculo, não recomendamos que retire as mãos do guidom, sinalizando então com as pernas:
Obstáculo à Esquerda Obstáculo à Direita
O terceiro tipo serão
os de cadenciar a velocidade!
Ou seja, quem mais deverá utiliza-lo será o Ferrolho, pedindo para aumentar ou diminuir a velocidade:
Ou seja, quem mais deverá utiliza-lo será o Ferrolho, pedindo para aumentar ou diminuir a velocidade:
Diminuir a velocidade Aumentar a Velocidade
O quarto é o que demonstra o formato a ser obedecido pela formação!
Será pedido a formação dupla em “W” ou fila única de acordo com a necessidade do trajeto. Por exemplo: Ao sair de um trecho rápido para uma via mais lenta, onde a largura dessa via fica mais estreita, o Capitão solicita a fila única para a formação ficar mais compacta.
O quarto é o que demonstra o formato a ser obedecido pela formação!
Será pedido a formação dupla em “W” ou fila única de acordo com a necessidade do trajeto. Por exemplo: Ao sair de um trecho rápido para uma via mais lenta, onde a largura dessa via fica mais estreita, o Capitão solicita a fila única para a formação ficar mais compacta.
Solicitação de Fila única Solicitação de Fila Dupla em "W"
O quinto serve para autorizar ou solicitar que façam a ultrapassagem sobre você:
O quinto serve para autorizar ou solicitar que façam a ultrapassagem sobre você:
Autorização de Ultrapassagem |
E o último e nem por isso menos importante, é a sinalização para pedir parada para abastecer, alimentar ou outras. Basta bater no tanque:
Pedido de Parada
Existem vários outros
sinais, como avisar radar, polícia, obstáculos, chuva, ligar motores, verificar
luzes, pneu murcho mas acreditamos que com os escolhidos por nós, já
conseguimos referir a esses, como por exemplo o de Atenção! E outra, com regras
d+ a viagem perde a graça... vamos viajar livres com responsabilidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pela participação!