Os Arraias

O que seriam os Arraias?

Pra saber o que é um "arraia", só sendo um, e seu significado ultrapassa explicações e significados!
Para que entendam melhor, fizemos uma pesquisa em alguns livros sérios sobre este povo já extinto, que povoaram num passado as ilhas Stewart e Chatham, que ficam ao sudoeste do Oceano Pacífico, conhecida hoje como Nova Zelândia. Alguns criticam os maoris por terem sido um povo violento e agressivo, mas não esclarecem que durante a invasão das embarcações europeias sobre o mundo, os maoris também foram atacados e o fato de seus líderes terem seus rostos tatuados, eles eram decepados e suas cabeças levadas aos reis. Isto se agravou, quando começaram a utilizar as cabeças de Maoris como decoração de luxo. Diante disso, este povo se fechou e não aceitavam visitas, atacando a todos e quaisquer que chegavam próximo. Acredita-se que até seja esse, o motivo deles serem reconhecidos como "os mais fiéis de todos os povos" e de não haver relatos de traição dentre eles.  
Agora voltando ao assunto das Tatuagens, os livros científicos que estudamos não trazem os significados específicos para cada imagem, mas outros livros sem relevância científica traduzem alguns deles e foram nestes que baseamos a criação da nossa arraia.
Segundo alguns historiadores, os Maoris se tatuavam de acordo com as fases de suas vidas carnais e espirituais. Quanto mais experiente e vivido, mais o corpo de um Maori era coberto de Tatuagens, e foi devido a estes significados e esta irmandade eloquente, que nos identificamos.
Sendo eles: Arraia = Amizade, Tartaruga = família, Ondas = Equilibrio, Máscara = Proteção, Flechas = Continuidade, Anzol = Prosperidade, que envolvem um símbolo que não é Maori que é a Rosa dos Ventos = Nossas Viagens.

Referência: Maori I New Zeland (Irma Clausen) / História dos Maoris - Um povo da Oceania (Clarie Merleau Ponty & Cécile Mozziconacci) / The Maori Poi Experience (Erin Leigh) / Maori Tattoing (B. G. Robley)



"- Nem todos Arraias são Sant'Anas e nem todos Sant'Anas são Arraias."    

Tem pessoas que ainda não mandaram suas fotos, mas seguem algumas: 

Thiagão... O cara que nos ajudou a criar!
Giginho
Thiagão mandando mais uma!
Mudin
Diguin
Leitão

Tom Caponi
Pablão
Christian
Barbara

Cindy
Gustavo
Botinha
Charles
Dinha
Kaike

Batata
Perereca
PP
Foragida

Foragido
Mr. Magoo
JapoNêgo
Boi
Massaranduba
Maurão
Meia Lua
Fabão
André
Sandão









68 comentários:

  1. VCS SE IMPORTARIA SE ALGUÉM Q NÃO FAZ PARTE DESSE GRUPO DE AMIGOS TATUASSE A MESMA FIGURA, APENAS POR TER SE IDENTIFICADO COM O SIGNIFICADO, TANTOO DOS MAORIS COMO DE VCS MESMO?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Grace, desde o início temos a total consciência de que não seria possível segurar nosso símbolo de amizade só entre nós. Já ficamos sabendo de uma pessoa fora desse círculo nosso que fez nossa tatuagem, por isso não importamos, ainda mais se a pessoa se identificou com os nossos princípios. Na verdade, só de você entrar em contato, perguntando sobre nossa autorização, já demonstra princípios, e caso faça mesmo, se possível mande a foto para nós.
    Seja livre... Seja Feliz!!!

    ResponderExcluir
  3. olá, adorei a vossa tatuagem e o seu significado, e gostava muito de fazer uma igual. mas gostavamos de ter a vossa permissão. somos duas irmãs e teria grande significado pra nos. aguardo a vossa resposta. obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá Silvia, assim como disse a Grace, sabemos que não seria possível segurar a montagem de nosso símbolo só entre nós. Mas o fato de vc ter se identificado com os nossos ideais e de ter entrado em contato, perguntando sobre nossa autorização, já demonstra princípios, e caso faça mesmo, se possível mande a foto para nós. Seja livre... Seja Feliz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada por responder, assim que estiver feita enviamos foto.

      Excluir
  5. Curti demais a tattoo... Foi paixão a primeira vista... "Amizade, Prosperidade, Viagem, Proteção, Equilíbrio, Família e Continuidade" Tudo que quero e espero para mim... Um salve para o criador dessa tattoo.. Logo estarei com essa maravilha no meu braço.. Abraços a vcs

    ResponderExcluir
  6. Olá Dhyego... a ideia da Tattoo foi dos membros da diretoria do nosso moto clube, mas quem desenhou o que pedimos foi o Thiago, tatuador da Electric Ink aqui em Uberaba. Sucesso com a sua aí e quando tiver pronta mande a foto!

    ResponderExcluir
  7. Galera, sem comentários adorei a forma como definiram sentimentos como amizade, familia e prosperidade. Com sua permissão estarei tatuando este desenho. Perfeito. Parabéns..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo, desculpe a demora em respondê-lo. Fique à vontade em cravar a arraia na tua pele... Tenha sempre os ideais em mente, que são norteados pela cultura do povo Maori... e não se esqueça de mandar a foto pra nós depois! Lembrando que do nosso grupo, já são mais de 10 tatuados e nenhuma ficou igual a outra, cada um deu um toque particular na sua... Grande abraço!!!

      Excluir
  8. pelo pouco q li me identifiquei com os valores e significados inseridos no simbolo inspirado nos maoris pra essa tatto e seria uma honra poder coloca-lo na pele com o mesmo significade de amizade comfiança e viagens q são minhas paixoes tb. desde ja agradeço pois era esse simbolo e significado q faltavam pra eu fazer minna tatto. abraços à todos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Sant'Ana, sou Anderson tenho 21 anos e estava afim de alguma tatuagem que tivesse muito sgnificado cmg e a de vcs foi a que mais se encaixo, já li que vcs permitem membros de fora do grupo fazerem ela tbm, por isso resolvi fazer tbm.
    assim q estiver pronta mando-lhes uma foto.
    ABRAÇO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa véio, legal mesmo! Assim que tiver pronta, manda a foto pra nós!
      Grande abraço e Sucesso!!!

      Excluir
  10. Pessoal, parabéns pela criatividade e significado. São elememtos imprescidíveis para faormaçãos de um ser humano digno e de caráter! Pretendo tatuar esse simbólo no meu braço, com o consentimneto de vocês, e gostaria que soubessem que não é só por estética. Desejo que essa família Moto Clube Sant'Ana tenha muitos anos de vida. Um grande abraço e quando estiver pronta também mandarei uma foto. Fábio Matos, SSA BA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio...
      Obrigado pelas belas palavras meu caro! Longa Vida a ti também e mande a foto pra nós!
      Grande abraço

      Excluir
  11. Galeraaa, Parabéns pela criatividade!!! Desejo muita positividade a essa família Moto Clube Sant´Ana e muitas viajens a norte, sul, leste e oeste...vou mandar essa tatu...íradaaa.

    Forte abç a tds, Mario t.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mario,

      Ficamos felizes por ter gostado e pelos votos... desejamos o mesmo pra você! Assim que fizer, mande a foto pra nós! Grande abraço!!!

      Excluir
  12. parabéns..logo logo estarei com a minha no peito..lado esquerdo...me identifiquei logo q a vi!!

    ResponderExcluir
  13. Olá... eu sei que devia perguntar, pedir autorização, mas na época que buscava um desenho que tivesse os princípios, os significados que eu buscava, nao tinha percebido que fazia parte de um grupo de amigos, desculpe. Então hoje, quando resolvi caçar novamente o desenho que vi que fazia parte de vocês. Tenho esta tatuagem e não me arrependo de ter feito, pelo contrário, ela resume a tudo que acredito e que buscava pra gravar em meu corpo. Um forte abraço... Bárbara Ignácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe Bárbara, se vc se identificou com os significados é o mais importante, isso significa que pelo menos um pouco de nós vc já tem... se possível, mande a foto da sua tattoo para nosso e-mail (motoclubesantana@gmail.com) Grande abraço e sucesso sempre!!!

      Excluir
    2. Olá, acabei de mandar para o e-mail de vocês. um forte abraço...

      Bárbara Ignácio

      Excluir
    3. Ólá Barbara, sua tattoo ficou muito linda mesmo... se você me autorizar, coloco ela na página inicial do blog por uma semana, para que todos os nossos amigos vejam! Depois fale mais de você, de onde você é, o que vc faz... Um grande abraço! Giginho

      Excluir
    4. Olá amigos! Autorizo sim, sem problemas!

      Bom, meu nome é Bárbara Ignácio, tenho 26 anos, sou do Rio de Janeiro, sou Técnica de Edificações, Professora de Desenho Geométrico e Desenhista Cadista rs... Fiz a tatoo por me identificar de cara com o que simboliza. Há anos buscava um desenho ideal, e ao encontrar de vocês não tive dúvida que era o que eu queria e em menos de 15 dias fiz a mesma. Enfim, não me arrependo e ainda atraio milhares de olhares curiosos que sempre me parabenizam pelo desenho, e devo isso a vocês! Obrigada galera!

      Abç,

      Bárbara Ignácio

      Excluir
  14. Amigos sou do interior de São Paulo, a anos estava procurando uma tatoo que tivesse um significado parecido com minha história de vida. Nunca tinha feito tatuagem, e aos 32 anos, vi essa numa sexta feira, na segunda já estava com ela feita na panturrilha da perna direita, só que com uma modificação, no centro, ao invéz da estrela, fiz uma segunda tartaruga, grande, com o sibolo do infinito. Obrigado por isso.
    Charles Moraes.

    ResponderExcluir
  15. Olá grande Charles, sucesso com sua tatoo aí meu caro... já vi ela por e-mail, e assim que autorizar, coloco ela na capa do blog para os outros arraias conhecerem... grande abraço e felicidades sempre!

    ResponderExcluir
  16. Existe uma rosa dos ventos maori!
    http://www.tatuagem.com.br/maori/896-maori-rosa-dos-ventos.html

    ResponderExcluir
  17. Olá Jonathan... muito massa! Valeu pela colaboração, quem sabe os próximos não a utilizam!!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa muito massa! ha tempo procurava algo q eu possa me indentificar e encontrei aki, massa mesmo..

    ResponderExcluir
  19. Estou querendo fazer uma tatoo. Pesquisando na net, me deparei com esse simbolo de vcs e me identifiquei de cara. Essa é a tatoo que eu procurava. Com a vossa permissão gostaria de utilizar a imagem. Será que poderia enviar a imagem com uma resolução boa por e-mail para que eu possa usar? meu e-mail é pablloh2@hotmail.com desde já agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos que permitir não amigo, principalmente se levar a simbologia a sério. Em breve mando a imagem em jpeg para seu e-mail! Grande abraço!

      Excluir
  20. Cara, parabéns! Nota 10 para a criatividade e os significados. Sou muito afim de fazer uma tatuagem, e agora acho q vai sair a primeira, pois me identifiquei demais viu...rsrs
    Se possível, poderia me enviar também a imagem com uma resolução boa por e-mail? procopioh2o@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está no seu e-mail amigo... boa sorte e felicidades sempre!

      Excluir
  21. Adorei o desenho e vou fazer uma tattoo!! E gostaria que fosse esse desenho... show de bola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola anônimo, depois manda a foto pra nós por e-mail! Grande abraço!

      Excluir
  22. Cara show de bola esse tatto muito legal os significado to pensando em tatuar ela tbm queria qe vc me mandasse o desenho pode ser? Email thyago9956@gmail.com grato.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está no seu e-mail amigo... boa sorte e felicidades sempre!

      Excluir
  23. Curti mto a tatoo irmao, o significado er perfeito peço lhes a permisao para fazer igual
    Parabens pela ideia
    ficarei agradecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pudr me mandar email
      tiagoleonardoleo2@gmail.com
      obrigado

      Excluir
    2. Já está no seu e-mail amigo... boa sorte e felicidades sempre!

      Excluir
  24. Boa Tarde Amigos,
    De FaTo é A tatuagem mais Bonita que encontrei Na Minha Pesquisa Pela Internet. Gostaria Muito De fazer uma igual devido aos siginificados que ela carrega!
    Se puderem me enviar a imagem por email pra ter uma qualidade melhor, vou ficar feliz! cacapersonal@gmail.com
    Valeuu mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está no e-mail amigo.... Boa sorte e felicidades sempre!

      Excluir
  25. Linda tattoo, gostaria de receber por e-mail amigo, abraço gualtercardoso10@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. bom dia amigos, ja faz um tempo q estou muito afim de fazer essa tattoo, mas nunca achei uma imagem melhor, vcs podem me enviar uma imagem com uma resolução melhor pro meu email: juniorpr_22@yahoo.com.br. ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia, como eu li em outros comentários vocês permitem que outros que outros utilizem essa mesma tattoo, então vou levar a ideia ao meu tatuador, pois o significado dele é muito importante para vida de todos, pois é amizade companherismo e tudo mais, assim q tiver pronta te mando a foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Muito bem observado amigo... ficamos aguardando seu e-mail com foto! Grande abraço!!!

      Excluir
  28. Boa tarde, poderia me mandar por email a imagem, linda tattoo..
    marcelo.matos@raizen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está no e-mail amigo.... Boa sorte e felicidades sempre! Quando tiver pronta mande pra nós!!! Grande abraço...

      Excluir
  29. ola ..fiz a tatuagem,mais ate entao nao sabia q existia um clube q avia criado..respeito muito essas coisas obrigado mandarei a foto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz meu amigo... depois mande a foto para nós: motoclubesantana@gmail.com...
      Grande abraço

      Excluir
  30. Que desenho sensacional... Venho fazendo varias pesquisas na internet e ainda não tinha achado um desenho que me chamasse realmente atenção. Seus significados são exatamente o que eu estava procurando, ainda mais pela coincidência... Vocês são de Uberaba, eu morei aí três anos, hoje moro em Lucas do Rio Verde - MT...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana João! Ficamos felizes por ter gostado... estamos à disposição!
      Grande abraço

      Excluir
  31. Bom dia!!! Me identifiquei muito com este desenho. Simboliza muito o que penso! Tem com enviar o desenho no e-mail ericieribrito@gmail.com. Vou fazer a tatuagem em mim e na moto...Abraços...Eric.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eric, tudo bem!? Já mandamos a imagem para seu e-mail... Quando tiver feito a tattoo, tanto em você, quanto na moto, envie para nós por gentileza! Muito obrigado!

      Excluir
  32. Sem dúvida alguma, uma das mais bonitas que encontrei em minhas pesquisas, e a que se encaixa no local que pretendo fazer minha primeira tatoo, sem quis um maori, mas por ser uma tatoo com muito significado gostaria muito de um tatuador que entendesse um pouco de maori para poder criar um com mais propriedade, porém moro no interior e não consigo tatuadores assim, estudei um pouco sobre e vi que a de vcs tem os significados corretos e o contexto dela é show e tem o que eu queria na minha, gostaria muito de fazer se me permitissem, se tiverem el
    a em melhor qualidade e puderem mandar por email eu agradeceria muito, adoro grupos assim como o de vcs, sempre existe uma harmonia enorme, falo por experiencia própria pois participo de grupos de ciclistas que creio que seja semelhantes a vcs a diferença é só a velocidade, rsrsrsrsrsrs.
    segue meu email: ronicosta@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roni! Legal você ter se identificado com nosso símbolo e ideologia... como já disse nos anteriores, não temos porque de negar o desenho pra você. Só esperamos que ela traga toda a energia positiva que ela nos trouxe, pra você também! Vou encaminha o e-mail com a imagem pra você e assim que a fizer, nos mande a foto por gentileza!

      Excluir
    2. Muito Obrigado, farei um bom uso sim, e mandarei a foto quando fizer.

      Excluir
  33. Ola boa tarde,. Assim como os outros também gostei muito do desenho e dos significados tanto da tatoo como a história do grupo. Me mande por favor se possível o desenho original que tenho interesse em tatuar.

    Desde ja muito obrigado

    ResponderExcluir
  34. Olá, curto muito as simbologias das tatuagens Maori e já vinha pensando em fazer um tatuagem com a Rosa do Ventos que tem grande significado pra mim. E agora com essa junção, achei ideal! Era duas coisas que estava pensando em fazer. É muito show mesmo essa tatto, gostaria de pedir a permissão para faze-la. E se possível enviar a imagem original também, sem querer incomodar. Irei fazer uma alteração na parte da Rosa dos Ventos que é o que vinha pretendendo quando eu fosse fazer apenas a Rosa dos Ventos. Acredito que vai ficar demais. Meu e-mail é ribeiro.raul13@gmail.com Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  35. Olá, boa noite! Gostaria de tatuar essa imagem. Pode me encaminhar por email? guilherme.baldi@yahoo.com.br.
    Obrigado, abs!

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, estou terminando um Maori que pega o peito e a parte externa do braço, na parte interna irei fazer uma arraia e me identifiquei muito com a de vcs e por isso venho pedir a devida permissão para fazê-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana ter se identificado com esse símbolo. Criamos ele em cima de uma essência e pessoas que compactuam com ela sempre terão nosso consentimento para utiliza-lo.
      Grande abraço

      Excluir
  37. Bom dia! iniciei um fechamento de braço em maori e gostei muito da arte e significado da tatuagem do grupo, vi em vários comentários que permitem a utilização do desenho e gostaria também dessa benção do grupo... assim que finalizar enviarei foto completa e espero que fique muito harmonioso não só no sentido como no desenho em geral.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela participação!