Dicas de viagem em Grupo

Olá raros irmãos,

O simples fato de estar numa moto pegando estrada, desperta sensações extraordinárias pra quem tem afinidade com este hobby. Viajar em grupo não é diferente. Mas para que a viagem seja segura e voltemos com toda segurança ao colo de nossa família, pesquisamos sobre códigos, formação, função e como não achamos um modelo fechado padrão a ser seguido por todos, resolvemos pegar emprestado o que consideramos de melhor dentre eles e criamos um para nós:



A MOTO:
- Mantenha sua moto sempre revisada e bem cuidada. Assim evitarmos transtornos desnecessários e problemas que podem ser evitados. Somos todos marmanjos e sabemos sobre a revisão de nossos brinquedos.
- Chegue sempre ao ponto marcado de saída, com sua moto abastecida e pneus calibrados!



O HORARIO
- Qualquer situação de espera já é desagradável por natureza, evite atrasos e se possível, chegue sempre antes um pouco. Ainda mais numa região como essa nossa, onde faz calor até à noite, é fundamental que o horário combinado seja cumprido.
- Caso mesmo assim atrase, ou quando houver algum imprevisto, avise imediatamente um dos irmãos para que o grupo se prepare.


A VIAGEM
- O ideal é que todos estudem o percurso a ser feito e saiba da autonomia da sua moto, para que as paradas sejam bem estabelecidas.
- As paradas para abastecimento ou alimentação são sempre motivo de conversas e desconfortos, então definimos o seguinte pra nós:
O Grupo vai abastecer. Mesmo que a sua moto tenha autonomia maior, abasteça você também. Imagine numa viagem onde as paradas são feitas de acordo com a autonomia de cada moto?
O Grupo parou para alimentar. Mesmo que esteja sem fome, tente comer algo. Imagina se o grupo parar a cada momento que pessoas diferentes sentirem fome?

- Quando junta-se um grupo de motos para viajar, a formação das motos na pista chama-se “TREM”. Para nós, o trem andará com motociclistas de forma alternada em formação “W”, sendo que quando necessário, em fila única. Jamais em fila dupla (um ao lado do outro) pois além do risco de se tocarem, se aparecer um buraco ou obstáculo, terão espaço para desviar naturalmente.



- Para nós, o trem deverá ser dividido em grupos próximos de 05 com a distância em média de um carro entre eles. Ou seja, se estivermos em 30 irmãos viajando, faremos 06 grupos de cinco. Por quê? Para em caso de ultrapassagens nossas ou sobre nós, haver um espaço de segurança.

No trem todos tem sua função, mas três se destacarão:
- Capitão: Irmão que será o primeiro do trem puxando todos. Este deverá ser o cara que conhece melhor o percurso daquela viagem.
Este precisa ter muita atenção ao retrovisor e fazer todos os sinais, que deverão ser repetidos por todos integrantes.
- Serra Fila: Irmão que ficará por último no trem e independente o que aconteça, nunca deixar um
irmão para trás.
- Ferrolho: Esse é o mais importante. O irmão que ficar com essa função é repleto de responsabilidade, pois toda a organização do trem é função dele. Ele é livre de posição na formação e devera ficar se alternando entre ela. Por exemplo:


Se algum irmão não estiver na formação de forma correta, ou deixar buraco na formação, o Ferrolho tem a função de organizar e corrigir isso;
Se o Capitão tiver puxando o trem em ritmo rápido para o grupo, ou lento, é função do Ferrolho cadenciar esta situação;
Em caso de pedágios com cobrança para motocicletas, o Ferrolho deverá organizar para que todos passem e ele acerte ao final (todos deverão deixar o valor com ele antecipadamente)
Se algum irmão parar junto com o Serra Fila, o Ferrolho tem a função de ir até o capitão e organizar para que o grupo o espere.

Essa é outra parte de suma importância, faremos de tudo para evitar imprevistos, mas como o próprio nome já diz, eles acontecem. Parar na estrada, mesmo com acostamento é muito perigoso e jamais o grupo pode permanecer inteiro neste local. Se todos pararam por um imprevisto e este já fora identificado, o Capitão tem a função de levar todos até a próxima área de escape segura, que pode ser desde entrada de fazendas até posto de gasolina, sendo que o Ferrolho, o Serra Fila e os envolvidos assim que voltarem a rodar deverão seguir com atenção até encontrar o local onde o trem os aguarda. Isso é sério, mesmo que a viagem termine para um irmão com esse imprevisto, só ficará no local aguardando o Guincho, socorro, ou algo parecido, esses mencionados acima, o restante aguarda em local seguro.

Essas formatações, foram as que escolhemos para nós Santanas seguirmos, portanto, quando for viajar com outro clube ou outros grupos, fiquem atentos ao formato que estes escolheram e jamais tente fazer algo que não sabe, ou que nunca tenha feito, ou que não se sente confortável em fazer, só para acompanhar outros motociclistas, pois poderá colocar seu passeio e dos outros em risco.

Agora é só estudar os sinais no post abaixo e boa viagem!!!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Adriano! O primeiro passo para entrar pra qualquer moto clube, além de ter moto ou triciclo, é conhecer seus integrantes, conhecer a personalidade desse clube e conviver com as pessoas que tiver mais afinidade. Precisa ser convidado para entrar... Por isso indicamos que frequente as Zeca-feiras (sempre divulgamos na pagina inicial do blog) ou os domingos na praça Jorge Frange, fica desde já convidado para aparecer! Grande abraço!

      Excluir

Muito obrigado pela participação!